Eu

Eu

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cancro da Mama (meu testemunho)



Cancro da Mama
(11 de Novembro de 2010)

No dia 7 de Maio deste ano(2010) fui fazer pela primeira vez na minha vida, uma mamografia e eco-mamária. Tinha ido ao meu médico de família pedir para fazer o rastreio do cancro do colo do útero e por descargo de consciência ela mandou-me fazer alguns exames de rotina entre os quais a mamografia. Achei q era cedo, pois só tinha 35 anos e achei sempre q esses exames só se faziam qd já se tem 40 ou mais.
Mas e porque sei q essas coisas não acontecem só aos outros, resolvi ir fazer mesmo!
E então fiz a mamografia. Ia aterrorizada, pois tinham-me dito q doía imenso... Porém a senhora foi uma querida e realmente não doeu nadinha! Depois, entrei dentro de outra sala onde a médica me iria fazer uma ecografia mamária. E assim q vê as "fotos" da minha mamografia, disse: Uiiii temos brinde aqui!
Não sei descrever-vos o q senti nesse momento! Pensei imediatamente q ia morrer e ia ficar sem os meus filhos e sem o meu Pai e Marido!
Foi um pânico em silêncio, pois não tinha força para soletrar uma única palavra!
Não fiz qualquer pergunta á médica, apenas me mantive a escutar! A minha garganta estava seca e o meu coração parecia q ia saltar de dentro de mim a qq momento!
O meu marido não estava comigo, pois estava num outro edifício da Clínica a fazer uns exames.
E a única coisa q me apetecia era sair dali a voar e ir para os braços dele e dos meus filhos e do meu Pai. Queria passar todo o tempo q me restasse com eles!
A médica, sugeriu q voltasse lá dai a 3 meses para repetir o exame para ver como tinha evoluído!
Tinha então um nódulo no peito esquerdo!
Sai dali a voar com os olhos a rebentar de lágrimas. (abençoados óculos de sol q disfarçam quase tudo!)
Fiquei sentada na rua à espera do meu marido... e qd ele apareceu agarrei-me com tanta força.
Conversámos e combinámos q íamos lutar juntos contra o q quer q fosse! o nosso Amor ia vencer TUDO!
Falei com um médico nosso Amigo (Dr. Nelson Parcelas) que prontamente se prontificou a ajudar-me. Deu-me um contacto de um Médico em Lx que tinha tratado de uma doente dele e q correu tudo muito bem. e lá fui eu para Lx com a minha filha mais velha. Qd lá cheguei (tive vontade de ir de fraldas!!! só para o caso!!!)  O Dr. conversou muito comigo e dp disse-me: "... Vou aqui espetar uma agulha, vai sair um liquido, você fica mt contente e eu tb!..." e lá me espetou a maldita agulha... 3 vezes. E não saio líquido nenhum.
Por outro lado, não tinha quaisquer outros sintomas de nada, nem borbulhas, nem me saia liquido do peito, porem, não tinha qualquer dor.
Aconselhou-me a ir para o centro de Senologia, fazer uma biopsia. Mas o tempo de espera era muito grande. Então, fui de férias e qd regressei fui novamente ao meu médico de família q me passou novos exames.
E lá fui eu no dia 17 de Setembro fazer nova mamografia e ecografia mamária.
A médica q me fez o exame era a mesma q tinha feito o anterior e disse-me assim:
"...se fosse a minha maminha, eu ia já para o centro de senologia...só q eu chegava lá e a mim... atendiam-me logo... mas não é a minha!!! e então eu vou pedir ao seu médico de família q lhe peça uma biopsia e você decide o q fazer junto com ele.
Com o passar do tempo e pq tb não adormeci sobre o assunto, fui ficando mais tranquila e também me fui informando q hoje em dia está tudo muito mais avançado! Só q realmente ter perdido a minha mãe com o Malvado Cancro, não ajuda lá muito a ficar calma!!! Mas pronto já não achava q ia morrer e estava bem mais tranquila apesar de não estar descansada!!!
Quando cheguei ao meu médico, ele viu a carta q a médica me passou e mandou-me para uma consulta no Instituto Português de Oncologia (IPO)
E lá fui eu.... com o coração completamente nas mãos.
Fui vista por um médico q viu todos os meus exames e q me mandou para outra médica para tb ela avaliar e dar a sua opinião. E então dp de muito sobe e desce no edíficio, lá me marcaram uma biopsia para o dia 26/10/2010 .
Chegado o dia 26... lá fomos nós, desta vez com a minha prima tb.
Para começar, o dia até nem foi mau! Assim q lá cheguei qd estávamos a tentar arranjar lugar para o carro, encontrámos um ex-colega dos meus tempos de escola. O Bruno Borges, q por coincidência trabalha ali. Foi bom, pq acabou por me descontrair um bocadinho. Dp, lá arranjámos lugar e lá fomos nós.
Estava marcado para as 15:30h, mas estava muito atrasado, por isso ficámos ali um bocadinho a conversar.
Quando chegou a minha vez, lá ia eu a tremer... pois li algures na net q esta biopsia seria feita sem anestesia. E então a fralda ia fazer-me muita falta!!! Mas... mais uma vez e felizmente, não custou nada! Levei uma "pica" e a partir daí, não senti mais nada. ela escarafunchou e voltou a escarafunchar e 10m dp, já estava! Não custou nada. Fiquei com a maminha toda negra, mas em 1 semana, passou tudo. Tinha consulta marcada para o dia 11 de Novembro ás 8h mas sabia atempadamente q o Dr. Peixinho Dias (meu Médico dali) qd chega, faz primeiro os internamentos e só dp, por volta das 10h, é que começa com as consultas.
Bom... Hoje foi o dia... e lá fomos nós dois, bem cedinho para Lx. Fomos tomar o pequeno almoço e o nosso Amigo Bruno, foi lá dar um beijinho. Dp, chegou a hora de ir para dentro... e nós fomos, até q o Dr. me chamou (eu era a nº 1) assim q entrei, disse Bom Dia! E a resposta dele foi: ..." Parabéns! Está tudo bem! ..."
Era tudo o que eu queria ouvir.
Tenho então uma coisa q se diz assim:
Tumor fibroepitelial com características de benignidade.
Foi um grande alivio... qq muito melhor q um Euromilhões! Pois a nossa boa Saúde, não tem preço!
Quero deixar um agradecimento e um alerta!
Um Agradecimento do fundo do meu coração a todos os meus Amigos q estiveram sempre do meu lado.
Vou dizer alguns e perdoe-me os q forem esquecidos...
Meu Marido Doce, Meus Filhos Lindos, Meu Paizinho querido, Rui Gramas, Sandra Gramas, Sofia Falcão, Mário Sustelo, Magda Constâncio, Tia Fernanda, Tia Lolita, Tia Graça, Tia Talina, Manuela, Paula gaga, Paulo gago, Paulo Walente, Magda Walente, Rosa Croca, Ricardo "Croca", Xaninha, Porquita, Baixinha... E tantos outros.
Agora um Alerta:
Não acontece só aos outros e infelizmente nem todas as histórias têm um final feliz como a minha. Por isso, vão fazer exames, (homens incluído pq isto não é uma doença só de mulheres!!!) façam a palpação regularmente.
Pela vossa Saúde!
É um pedido e um desejo de uma Amiga!
Obrigada pela vossa atenção!
E obrigada por tudo!
.

19 comentários:

  1. Fico feliz por saber que tudo esta bem!! Aqui ha 1 ano tambem sofri um susto com um caroco na mama...fiz mamografia e felizmente era uma glandula inflamada!! ...mas a agonia de nao saber e esperar o pior para me preparar para o que desse e viesse, ...isso e que me deu cabo dos nervos, e sabes que ate o meu funeral imaginei!!
    felizmente nao era nada, tivemos muita sorte sabes? muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. És uma valente,e muito corajosa, estou contigo em tudo que precisares. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga gostei de saber que está td bem pois já tinha faládo com o teu marido mas por causa desta minha cabeça esqueci-me de te ligar para saber como é que tinha corrido o exame. Gostei de saber das novidades boas e que já estás tranquila.Beijinhos e apesar desta nossa distância/curta se precisares apita.

    ResponderEliminar
  4. És uma mulher com M grande, não te deixas abater! Continua assim...Bjos
    Vitor Chambel

    ResponderEliminar
  5. Ola miga estou contigo, sei bem o ke e perder alguem muito kerido eu passei pelo mesmo,mas um pouco diferente perdi o meu pai com cancro da medula ossea ha 12 anos mas a dor da perda e como se tive-se sido ontei e ha 4 anos passei exactamente a mesma experiencia descubri um caroco no meu peito do lado direito tb fikei com o coracao nas maos mas depois de me fazerem a biopsia tb me deram as boas noticias estava tudo ok, mas agora estou em vigia pk descubri outro caroco no peito eskerdo mas estou convencida ke tb estara tudo bem.

    ResponderEliminar
  6. É uma alegria as boas noticias, agora segue em frente beijinhos da amiga Sandra Gramas

    ResponderEliminar
  7. ainda bem que esta tudo bem.BEIJÃO GRANDE.

    ResponderEliminar
  8. Finalmente acaboua tua e a nossa agonia, porque apesar de tentarmos levantar a tua moral, até porque acreditava que irias ter a noticia que acabaste por ter, no fundo, pensamos que também pode acontecer o pior, e acredita, que num houve um unico dia que não pensasse no teu problema, como iria terminar tudo isto?
    Felizmente, e Graças a Deus, porque sabes, que sou um Homem de Fé, tudo acabou da melhor maneira.
    Hoje às 10.30H, + ou -, saiu-me um Grande peso de cima, afinal estavas Bem.
    Agora é festejar a Vida e a Saude, e aprendermos com estes sustos, viver a vida o melhor possivel junto de quem gostamos.
    Es Realmente uma Grande Mulher "Mana"
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. A todas muita força,e muita fé,tudo vai correr bem,e a força de vontade e pensamentos positivos,ajudam muito nesta maldita doença,a todos um bem haja.

    ResponderEliminar
  10. nao é facil mesmo, tb eu passei 2 anos no ipo por causa de nodulos, este ano avancaram com todos os tipos de exames desde analises completas, tac, rx, eco, citologias e por fim biopsia que teve de ser com anestesia geral devido á profundidade do nodulo localizado no pescoço, apesar de me manter sempre positiva pelos meus pais e marido e principalmente pela minha filha, mas o medo sempre presente, a medica desconfiou de linfoma, pq tenho varios nodulos pescoço e axilas que teimam em ficar, tive consulta dia 3 deste mes, 3 horas de angustia á espera para saber que a biopsia ainda nao estava no arquivo, saí de lá de rastos, mas na manha de dia 4/11 a Dtª Joana estava a ligar para me tranquilizar estava tudo bem :) preciso só de vigiar estes nodulos e qualquer alteracao ir para lá de imediato, mas para agora relaxar :) foi como diz melhor que euromilhoes a saude nao se compra mesmo desejo tudo de bom para todas e força muita força para quem passa por isto e os resultados tenham sido dolorosos para esses desejo no fundo do coracao toda a força do mundo e coragem e fé, beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Olá! Fico feliz por saber que tudo não passou de um valente susto!
    Eu já não tive tanta " sorte " pois aos 33 anos foi-me detectado um carcinoma da mama maligno, em que passei por toda a fase de quimio, radioterapia e felizmente foi extraido com sucesso, mas, passados 3 anos resolvi pedir um estudo genético, para saber se podia andar descansada, contudo, descobriram uma mutação genética que desencadeia esta patologia.Desta forma presentemente estou a tomar medidas profiláticas. NO hospital onde fui seguida nunca me falaram do estudo genetico e dessa forma as coisas poderiam voltar outra vez ou pior, mas por iniciativa propria eu quis esse teste. Acredito que, somos seres mutantes e quem tem história familiar ou não, deve de fazer o teste genético, porque tal como eu, eventualmente poderá ser portador de mutação genética. Por isso, mesmo que seja o pior resultado da genética é importantissimo irmos a tempo de tomar medidas profiláticas.
    Por isso e uma vez que tem filhos é um conselho que lhe deixo! Apesar de tudo, devo de ser das pessoas mais felizes á face da terra, porque a vida continua e Viva la vida! Um abraço sentido

    ResponderEliminar
  12. Olá Fico muito feliz por estar tudo bem..eu estou a passar pelo mesmo mas no colo do útero..a todos um grande bem haja e muita força. Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. QUE BOM :O) um feliz resultado parabéns!
    Infelizmente nem a todas acontece o mesmo como no meu caso mas existem muitos casos de tumores benignos que, não impede o susto mas que depois podem deitar a cabeça na almofada e dormir tranquilas :o) e viver a vida em pleno!
    Deixo beijinhos e votos de muita saúde, aproveite a vida como diz o "nosso" António Feio!

    ResponderEliminar
  14. Olá! Ainda bem que tudo acabou bem! Eu dia 6 Maio deste ano, no exame de rotina anual, também tinha brinde. Ou melhor, 3 brindes na mama esq.Liguei para o IPO, e disseram-me que podia dirigir-me lá com os exames marcando a consulta na altura. Foi o que fiz, e é o que toda a gente pode fazer se tiverem desconfianças de alguma coisa. O mesmo Dr.Peixinho fez uma avaliação primária,encaminhou-me, e no mesmo dia fizeram-me novos exames incluíndo a biópsia. Confirmaram-me logo o que teria. Saí de lá a rir e a chorar ao mesmo tempo, pois tinha uma irmã mais nova, que foi comigo, a passar por isto e não acreditava que me pudesse estar a acontecer o mesmo. Segui em frente, claro. Que mais poderia fazer? : ) Fui operada dia 2 Julho, mastectomia radical com esvaziamento da axila, foi um nunca mais parar de IPO, e neste momento estou a 2 tratamentos do fim da quimio. Vou iniciar a radio dia 26 deste mês, e esperar que tudo isto por que tenho passado no final valha a pena. Mas eu acredito que sim. Mesmo : ) Bjs a todas e façam isso; controlo anual pelo menos....

    ResponderEliminar
  15. Um grande beijinho para ti e para todas as grandes Mulheres que como tu não baixam a cabeça e lutam com todas as forças que têm!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada : ) Já agora quero agradecer á pessoa que tem sido mais que minha mãe e que em tudo me tem apoiado: a minha filha Joana que tem 16 anos. A Mariana só tem 6 e não percebe muito bem. Obrigada Joaninha! Por seres minha filha, mãe, médica e até marido ; )

    ResponderEliminar
  17. Amiga, fico feliz pelo teu desfecho, ainda bem que essa agonia já passou.
    Mas sim, concordo contigo, aqui fica um alerta para todos nós!!!
    Um beijo grande,
    Irene Lopes

    ResponderEliminar
  18. Li o teu testemunho com as lágrimas nos olhos.Infelizmente já perdi várias pessoas da minha família com essa doença....Fujo dos programas sobre esse flagelo, eu que andava sempre a par das últimas novidades da ciência.Foi assim que fiquei, um pouco conformada com uma dose de fatalismo e........ faço muito mal, eu sei mas.....quem vive perto de uma pessoa que sofre os horrores desta doença fica assim... às vezes, porque o instinto de sobrevivência leva a melhor e, felizmente sou uma pessoa muito mas muito bem-disposta.
    Desejo-te muitos anos de vida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Bom, incrivelmente apenas hoje consigo (espero eu!!!) responder a todos! Não consegui durante todo este tempo enviar comentários neste post!!! Mas agora sim!
    Quero agradecer a todos o vosso carinho e amizade.
    Pois deram-me mesmo muita força! Obrigada a todos e as melhoras e muita força a todas as pessoas q aqui colocaram os seus testemunhos! Q a guerra seja vencida! Saúde, Muita Saúde para todos! Um beijinho muito grande.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.